Cursos de especialização

CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA


A autonomia está em voga no discurso pedagógico. Quase todos os projetos pedagógicos das escolas têm por objetivo formar uma pessoa autônoma, um sujeito crítico, um cidadão. Mas quando e como começa a experiência da autonomia? Ora, não há outra maneira de se tornar autônomo que não pela experiência própria da democracia.

A educação democrática tem uma tradição centenária, embora só recentemente esteja se tornando conhecida. São escolas que buscam revolucionar as relações no seu interior: abolindo a obrigatoriedade das atividades acadêmicas, buscando formas mais eficientes e não-competitivas de avaliar o processo de ensino-aprendizagem e compartilhando um espaço de gestão administrativa e pedagógica com educadores, estudantes e pais.

Este curso apresenta aos participantes as experiências precursoras da educação democrática, projetos pedagógicos atuais e seus principais pilares: gestão democrática, autonomia, liberdade, autoridade, currículo, aprendizado e interesse são alguns dos temas presentes nos textos, vídeos e exercícios que orientam os encontros.

O Curso de especialização em Educação Democrática é ministrado desde 2002 e tem por objetivo apresentar as correntes teóricas da educação democrática, assim como a experiência das principais escolas como Iasnaia Poliana, Summerhill e Escola da Ponte.

Essa tradição de pensamento se atualiza no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação que possibilitam o auto-aprendizado e a produção colaborativa de conhecimento. O objetivo final é que os participantes desenvolvam projetos que disseminem os princípios democráticos em suas organizações.

O Instituto de Educação Democrática Politeia tem como objetivo firmar parcerias com a administração pública para oferecer o curso aos professores das redes públicas de ensino, além de parcerias com Universidades e outros agente educacionais para suprir a demanda de interessados fora da região metropolitana de São Paulo.

Este curso já foi oferecido em parceria com a Prefeitura de Mairinque para os professores da rede deste município e dos vizinhos Araçariguama, São Roque e Alumínio; em parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão para os gestores da rede municipal; em parceria com ONG de São Paulo e do Rio de Janeiro, para o público em geral e também em escolas da rede municipal de São Paulo.

Além das turmas organizadas na sede da Politeia, os cursos presenciais podem ter diferentes formatos: semestrais, aos finais de semana, intensivos ou como melhor se adaptar ao grupo interessado.




Criada por: helena1815 pontos . última modificação em: Quinta-feira 21 de Abril, 2011 07:11:08 BRT por helena1815 pontos .

R. Dona Germaine Burchard, 511 (11) 3803-9805 secretaria@politeia.org.br