Escola Politeia

Nasce em São Paulo uma Escola que une Inovação e Qualidade


O Instituto de Educação Democrática Politeia uniu-se à Escola Teia Multicultural, voltada para o Infantil e Fundamental I, para criar um inovador projeto pedagógico para o Ensino Fundamental II.

Na Escola Politeia os estudantes participam da gestão e constroem suas trilhas de aprendizagem, compartilhando conhecimentos e responsabilizando-se gradualmente por si e pela comunidade. O objetivo é formar pessoas felizes, socialmente responsáveis e autônomas para construir seus projetos de vida.

Na Politeia, o papel tradicionalmente exercido pelo professor foi transformado no sentido de que ele se torne um educador, um mentor e orientador, que ouve, incentiva e busca novas formas de aprender. Em trilhas planejadas conjuntamente por educadores e estudantes, são realizados projetos de pesquisa que abrem a escola para a cidade, aproveitando as muitas riquezas históricas e culturais e os múltiplos saberes que constroem São Paulo.

Se, de um lado, a proposta nasce com o firme propósito de se vincular e cooperar com o seu entorno para garantir processos de aprendizado contextualizados e significativos, de outro, com a participação da Politeia em redes mundiais de escolas do mesmo tipo, o aprendizado do inglês, de outras línguas e culturas estrangeiras, é vivido com interesse e intensidade.

Em turmas pequenas, a atenção é individualizada, os diferentes ritmos e estilos de aprender são estimulados e o desenvolvimento pessoal é garantido de modo integral – intelectual, afetivo, social e físico. Para isso, foi desenvolvido um sistema de avaliação contínuo e reflexivo.

A formação de cidadãos com visão crítica alicerçada em valores universais é alcançada pela vivência diária na comunidade escolar. Para que aprendam a respeitar as diferenças, argumentar e assumir responsabilidades, os estudantes têm voz ativa na gestão escolar e nos caminhos de aprendizagem individuais e coletivos.


Innovation and Quality – A New School is Born in São Paulo


Trilhas Educativas


Na Escola Politeia, o currículo organiza-se como uma teia, que entrelaça trilhas de estudos. Estas trilhas são planejadas coletivamente por educadores das diversas áreas com os estudantes, em encontros semanais. Têm como mapa as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes de cada ciclo, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, e as muitas possibilidades que a cidade oferece para o conhecimento in loco dos fatos históricos, das referências artísticas, das tradições culturais e das fontes de pesquisa nos diversos temas.

Desta forma, a sala de aula se estende pelos muitos parques, museus, centros culturais, bibliotecas, salas de espetáculos e universidades que se encontram na região do centro expandido de São Paulo e, virtualmente, pelos muitos espaços e tempos que compõem as múltiplas culturas brasileiras e estrangeiras.







Equipe Responsável


  • Carol Sumie
  • Gabriela Yañez
  • Luis Henrique Fagundes







Criada por: helena1815 pontos . última modificação em: Terça-feira 27 de Dezembro, 2011 13:02:07 BRT por carol638 pontos .

R. Dona Germaine Burchard, 511 (11) 3803-9805 secretaria@politeia.org.br