Invenções Democráticas: A Dimensão Social da Saúde

Coleção “Invenções Democráticas” discute maneiras criativas e solidárias de desenvolver autonomia e cooperação

A coleção da editora Autentica foi lançada em 2010 com os livros: Espinosa e a Psicologia Social e Invenções Democráticas - A Dimensão Social da Saúde

Assista ao debate no evento de lançamento ocorrido em 29 de maio, no Teatro da Vila, com Cristiano Novaes de Rezende (Filosofia Espinosana), David Calderoni (Psicopatologia para a Saúde Pública), Helena Singer (Educação Democrática), Maria Luci Buff Migliori (Justiça Restaurativa)e Paul Singer (Economia Solidária).
: http://www.youtube.com/results?search_query=inven%C3%A7%C3%B5es+democraticas&aq=f


O NUPSI, Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública, é resultado do encontro de diferentes maneiras de desenvolver autonomia e cooperação e de pensar e realizar a democracia em diferentes frentes e áreas.

A primeira obra, que tem por subtítulo "Ensaios de ontologia política e antropogênese", traz conferências e aulas ministradas no Brasil pelo filósofo e professor francês Laurent Bove, ao lado de outros escritos que também refletem sobre a relação entre afetos e poder, partindo da ideia de que o desejo de não ser dominado e a alegria de constituir um mundo comum de modo igualitário fundamentam a dimensão democrática de toda e qualquer formação social. A organização é de David Calderoni e a tradução de André Menezes Rocha, Danilo Bilate de Carvalho, David Calderoni, Bernardo Bianchi, Éricka Mariê Itokazu, Henrique Piccinato Xavier, Lívia Godinho Nery Gomes, Marcelo Barata Ribeiro, Marcos Ferreira de Paula, Maurício Ayer, Moara Passoni e Renato Mezan. A revisão técnico-filosófica foi feita por Marcos Ferreira de Paula.

A segunda obra, organizada por Marcelo Gomes Justo, contém textos que contribuíram para a criação do NUPSI-USP, sede acadêmica das Invenções Democráticas, operando na extensão da universidade às comunidades, mediante ações comunicativas voltadas à promoção da dimensão psicossocial da saúde.


Além da autogestão econômica, da reparação jurídica comunitária e não violenta, da formação educacional centrada na alegria e no desejo de aprender e ensinar, da fundamentação ontológica da democracia e da promoção da saúde mental coletiva, o NUPSI e a Coleção Invenções Democráticas estão abertos à interação, à reflexão e à divulgação de todas as formas participativas de promoção do bem-estar individual e social que façam diferença.

A rede internacional do NUPSI conta ainda com: Boaventura de Sousa Santos (Portugal), Vittorio Morfino (Itália), Diego Tatian e Mariana Gainza (Argentina), Laurent Bove e Cristian Azaïs (França), Sandra Jovchelovitch (Inglaterra).


Saiba mais em Parceria com NUPSI


Criada por: helena1815 pontos . última modificação em: Segunda-feira 25 de Outubro, 2010 09:51:55 BRT por helena1815 pontos .

R. Dona Germaine Burchard, 511 (11) 3803-9805 secretaria@politeia.org.br