Missão

A Politeia tem como missão difundir uma nova forma de pensar e agir na contemporaneidade. Uma forma que tem o seu princípio na liberdade como elemento transformador de indivíduos e grupos em sujeitos. Tornar sujeito no sentido de possibilitar a prática da auto-responsabilização por seu estar no mundo. Só assim pode ser entendida e assumida a liberdade. E mais, a auto-responsabilização é a própria medida da liberdade.

A estratégia geral de atuação da Politeia é a da democratização da vida, em todas as suas dimensões, a democracia apresentada como valor. Como se trata de uma nova forma de pensar e agir, sua difusão é de longo prazo e de longo fôlego tendo, portanto, foco central no educacional.

A Politeia organiza-se como uma Incubadora de Práticas Democráticas, que tem a educação como prática transversal, que passa por todos os ambientes, é a educação para a prática democrática, seja nas escolas, no mundo do trabalho, na administração da justiça, do meio-ambiente ou da comunicação.

Um projeto como a Politeia, entretanto, não pode perder de vista que a auto-responsabilização está inserida no contexto da “sociedade civil”, que vem, apesar de sua feição libertária, substituir o Estado de bem-estar ou, nas palavras do finado amigo Foucault, substituir na época neoliberal, a função do Estado-nação.











Criada por: helena1815 pontos . última modificação em: Domingo 07 de Setembro, 2008 09:13:41 BRT por helena1815 pontos .

R. Dona Germaine Burchard, 511 (11) 3803-9805 secretaria@politeia.org.br