Pesquisa e Desenvolvimento

Os pesquisadores da Politeia desenvolvem projetos e ferramentas que articulam a teoria e a prática da democracia seja em escolas, associações culturais, no trabalho, na justiça, nos meios de comunicação ou na produção de tecnologia livre.


Pesquisas acadêmicas


A Gestão Democrática do Conhecimento: sobre propostas transformadoras da estrutura escolar e suas implicações nos percursos dos estudantes
Pesquisa desenvolvida por Helena Singer sobre as trajetórias dos estudantes das escolas ligadas a Politeia. Realizada junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Diversidade da Universidade de Campinas (LEPED – Unicamp) entre 2006 e 2008, com o apoio da FAPESP. Um dos resultados desta pesquisa é o Vídeo Educação Democrática

Projeto de Tese sobre Economia Política da Sustentabilidade
em elaboração como requisito necessário para obtenção do título de Doutor em Economia – IE/UNICAMP(Ênfase em Economia do Desenvolvimento, do Espaço e do Meio Ambiente):
Título provisório: “Governança Socioambiental e Gestão da Sócio-Eco-Sustentabilidade, em uma perspectiva sistêmica, integrada e co-evolucionária”
Doutorando: Celso Sekiguchi (IE/UNICAMP)
Orientador: Prof. Dr. Ademar Ribeiro Romeiro

Parceria com o Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública
É no movimento de constituição do Nupsi que, a partir de 2008, articula-se uma aliança do campo da psicopatologia e da saúde pública com os campos clínico-políticos da Justiça Restaurativa, da Educação Democrática, da Economia Solidária e da Filosofia Espinosana.
Leia mais


Tecnologias


Skemo
Sistema desenvolvido em plataforma livre por Marcelo Tavares de Santana para orientação e auto-gestão do conhecimento para auxílio na organização do conhecimento em circulação nos espaços educativos propiciando um melhor aproveitamento dos aprendizados dos estudantes.

Wiki e Educação
Pesquisa desenvolvida por Carolina Sumie Ramos e Luis Henrique Fagundes sobre os usos de wikis em contextos educacionais para análise da influência do sistema colaborativo de produção de conhecimento sobre as estruturas escolares de organização e avaliação pedagógica.

Seminários de Pesquisa


O grupo que formou a Poltieia reúne-se desde 2001 para estudos sobre os diversos aspectos da gestão democrática, as fases do desenvolvimento humano e os princípios curriculares da educação básica. No processo de incubação das escolas apresentadas foram organizados seminários, workshops e congressos com especialistas e gestores para o debate de idéias e a avaliação das práticas em desenvolvimento.
Com a constituição da Politeia, tornou-se possível a organização de grupos de estudo/trabalho para sistematização e análise de dados disponíveis, com base em pesquisa teórica, estudos de caso e estudos comparativos nestas áreas.

Veja em Seminários de Pesquisa os que já aconteceram e os próximos.



Criada por: carol638 pontos . última modificação em: Sábado 13 de Junho, 2009 16:46:50 BRT por helena1815 pontos .

R. Dona Germaine Burchard, 511 (11) 3803-9805 secretaria@politeia.org.br