POLITEIA - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA




Traduzida por “constituição”, politeia é a palavra empregada por Aristóteles para designar a comunidade política orientada para o bem comum. É disso que se trata a educação democrática – uma proposta para escolas, cooperativas e associações que as organiza como comunidades de aprendizagem, em que os jovens e adultos podem desenvolver, juntos e em sua plenitude, seus talentos e paixões e, assim, encontrar sua singularidade. Politeia remete também à multiplicidade de teias que produzem o conhecimento. Criada em 2006, a Politeia organiza-se como uma Incubadora de Práticas Democráticas, que tem a educação como prática transversal, seu objetivo é a democratização da vida, em suas múltiplas dimensões.

Presentation en Français

NOTÍCIAS


  • Politeia participa de projeto internacional Currículo Global para a Sustentabilidade, liderado pelo CECIP. Saiba mais em Rede Mundial.

  • Seminário Internacional sobre Educação Medicalizada destaca educação democrática como alternativa viável. Saiba mais em Eventos.




PUBLICAÇÕES




República de Crianças: Sobre Experiências Escolares de Resistência
Helena Singer, Campinas: Mercado de Letras, 2010

Livro que teve sua primeira edição em 1997 e agora foi atualizado, ampliado e apresentado por Yves de la Taille. Quando a primeira edição do República foi lançada, não havia muito o que contar sobre experiências escolares de resistência aqui no Brasil. Passados 13 anos, muito se caminhou e a Politeia é protagonista nesta história.



Invenções Democráticas: A Dimensão Social da Saúde
Marcelo Gomes Justo (org.), São Paulo: Autentica, 2010

O livro apresenta cinco invenções democráticas a partir de artigos de Marilena Chauí, Paul Singer, Helena Singer, Marcelo Gomes Justo, Lilian Kelian, Egberto Penido, David Calderoni, Maria Lucia Calderoni, Cristiano Rezendo, Lucy Buff, Paulo Gallo, Alberto Reis, Laurent Bove, Nelson da Silva Jr e Isabel Marazina.




Educação Democrática: experiências, desafios e perspectivas - 15ª IDEC

Democratic Education: Experiences, Challenges and Perspectives - 15th IDEC
Nesta publicação você encontra fotos e apresentações feitas durante a 15a Conferência Internacional de Educação Democrática, a primeira na América Latina, que aconteceu em Mogi das Cruzes, em setembro de 2007. Textos de autores de referência na área como Yaacov Hecht (Israel), José Pacheco (Portugal), Rocío Vazquez (México), entre outros da Espanha, Alemanha, Peru e Inglaterra conferem um panorama geral do movimento pela educação democrática no mundo. Já do Brasil, podemos conhecer experiências diversas, envolvendo escolas, ONGs, universidades e governos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Amazonas. Os artigos estão em sua língua original - português, inglês ou espanhol.

Vídeo Educação Democrática
Filme produzido com o apoio da Associação Politeia com dez minutos de duração. Entre fevereiro e abril de 2007, foram realizadas filmagens na Teia Multicultural e no CIEJA Campo Limpo. As imagens mostram os extremos opostos em que se encontram estas escolas, mas o filme ressalta os elementos comuns e as possibilidades da educação democrática para ricos e pobres, crianças, jovens, e velhos, para os que escutam, andam e enxergam ou não.




Criada por: admin. última modificação em: Quinta-feira 26 de Abril, 2012 20:12:47 BRT por lfagundes687 pontos .

R. Dona Germaine Burchard, 511 (11) 3803-9805 secretaria@politeia.org.br